Hoje fazemos uma análise completa ao produto, que já tivemos oportunidade de experimentar, podendo informar de antemão que é uma aposta ganha da Microsoft, embora o grande senão continue a ser o sistema operativo, neste caso o Windows 10, que apesar de ter grandes melhorias comparativamente ao 8.1, talvez só numa próxima versão venha a atingir a qualidade necessária para rivalizar com o Android (em termos touch) e com o antigo Windows 7 (considerado por maioria dos utilizadores como um dos dois melhores Windows do século XXI, a par do XP).

O primeiro Microsoft Surface foi apresentado à já alguns anos, nasceu de uma ideia já antiga que remonta a 2002, numa altura em que ainda ninguém sonhava com a existência de tablets ou iPads, mas que a Microsoft já previa vir a ser uma realidade. Contudo, os custos envolvidos e a tecnologia ainda pouco avançada, levaram a crer que o consumidor teria que pagar valores demasiado elevados por um produto com o mínimo de qualidade, pelo que o projecto foi colocado numa gaveta.

Apesar de tudo, e já vários anos depois da Apple e outras marcas terem revolucionado o mundo do Touch, a Microsoft decidiu entrar na guerra das smart devices. Estávamos em 2012 quando o primeiro Microsoft Surface foi lançado, equipado com o Windows 8, motivo que define desde logo parte das fraquezas do dispositivo. O primeiro Surface era por vezes lento, também rico em incompatibilidades. Possuía hardware limitado e pouco software e apps dedicadas ao touch. A bateria era também de pouca durabilidade. Coisas más… mas que fizeram do Surface um dispositivo inovador e revolucionado, que demonstrou ao mundo os erros que não se poderiam cometer ou as vantagens que se poderiam obter (sendo o design e polivalência do equipamento, de um modo geral, uma das grandes vantagens).

Desde então, o Surface evoluiu, conquistou mercado e chegou ao seu terceiro modelo com todas as condições para ser um marco na história. Muitos utilizadores de computadores portáteis começaram a optar por adquirir o Surface 3 (tendência que já vinha sendo ligeiramente apresentada no 2), utilizando-o com o famoso teclado que o tornou tão distinto. No fundo, o equipamento não fugia muito ao convencional Laptop, tendo apenas um ecrã ligeiramente mais pequeno que as habituais treze e quinze polegadas, pelo que a mudança por parte dos utilizadores foi gradual e natural.

Mas este ano, e antes da época natalícia, fomos presenteados com um novo lançamento, dotado de base com o Windows 10 e apresentando preços especiais de lançamento em todas as grandes lojas. Uma excelente estratégia por parte da Microsoft que, para além de escolher o momento ideal para efectuar o lançamento, conseguiu também garantir ao consumidor um equipamento de topo, que rivaliza agora com qualquer computador portátil ou tablet do mercado.

surface pic 2O Surface Pro 4 possui um ecrã de 12,3 polegadas e uma resolução de 267 dpi, bastante superior à “retina” apresentada pela Apple (150dpi), algo também já apresentado pela Samsung nos seus aparelhos. No dispositivo podemos encontrar uma câmara traseira de 8 megapixels e uma frontal com 5, valores mais que suficientes a nosso ver, dado que o Surface não é propriamente um telemóvel, que se utiliza permanentemente como câmara portátil, mas que ainda assim nos permite também filmar em Full HD (1080p).

O dispositivo apresenta um processador Intel Quad Core i5 de sexta geração e uma memória RAM de 8Gb, bem como uma memória de armazenamento de 256Gb e gráficos Intel 520. As portas USB são de versão 3.0 e o aparelho suporta cartões Micro SD, que nos permitem facilmente expandir a memória de armazenamento até 512Gb por um preço acessível. Escusado é referir a existência de Bluetooth e WiFi, algo absolutamente imprescindível nos dias que correm.

A bateria do dispositivo dura até nove horas, uma performance incrível, e a Microsoft oferece-nos agora uma caneta touch aprimorada e um teclado em plástico, igualmente fino, que vem substituir o tão criticado teclado “soft touch” (felpudo), que retirava sensibilidade ao utilizador e irritava alguns no contacto com a pele. Após experimentarmos o produto, confirmamos que a sensibilidade do mesmo, assim como a rapidez, estão num patamar muito elevado, não nos desapontou de forma alguma.

O preço do artigo ronda os 1.299$ (cerca de 1.235€), mas podemos encontrá-lo com preços especiais por esta altura, custando 999$ (cerca de 950€). Se precisas de um novo computador por esta altura e se as funcionalidades touch são algo que te cativa, esta é provavelmente a compra ideal no que toca a dispositivos com sistema operativo Windows!


Avatar

administrator

Deixa uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *