A ideia do globo solar é acompanhar tanto o sol como a lua – o que torna as suas capacidades de captura solares 35 por cento mais eficientes do que os painéis fotovoltaicos convencionais. Esta invenção de André Broessel parece algo saído de um filme de ficção científica, pois além de eficiente é esteticamente agradável.

André Broessel foi finalista no Prémio World Technology Network 2013, apresentando o design do globo e depois produziu esta última versão, chamada Betaray, que pode concentrar a luz difusa, como ocorre em dias nublados. De acordo com um relatório recente da Fast Company, o arquitecto alemão elogia seu sistema esfera como sendo 35 por cento mais eficiente do que um painel padrão, tornando-se ainda mais eficiente quando combinado com uma ferramenta para acompanhar o sol.

A esfera solar de vidro rotativa traz a energia do sol e concentra-o numa pequena superfície de micro painéis solares (ponto focal). A lente esférica é capaz de concentrar a luz difusa para o ponto focal referido, tornando-a mais sustentável (menos material utilizado para a criação de células solares, a maioria dos quais são feitos de silício cristalino) e mais eficiente. Além disso Broessel diz que o mau tempo não afecta o dispositivo, graças a um sistema de controlo de tempo embutido no sistema.

Para saber se o aparelho realmente vai trazer melhorias significativas para o sector da energia renovável e para reduzir os efeitos da mudança climática, muitos testes terão que ser efectuados. Contudo, a perspectiva parece promissora nesta fase inicial.

A quantidade de energia de painéis solares derivadas do sol é baixa em comparação com a energia que o sol pode realmente produzir – alguns só convertem cerca de 20 por cento da energia disponível em energia eléctrica – um dispositivo que possa concentrar melhor a energia do sol será certamente bem-vindo. O Dispositivo de Broessel ainda não está disponível no mercado, mas ele já conseguiu obter 231 mil dólares campanha de crowdfunding no Indiegogo, para poder realizar mais testes (sendo que apenas pedia 120 mil, mas a campanha ultrapassou todas as expectativas!).


Avatar

administrator

Deixa uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *