Australian Open 2019

Open da Austrália: João Sousa defronta Pella e Pedro Sousa estreia-se contra Minaur

João Sousa, o tenista português número um, vai defrontar Guido Pella, o quarto maior classificado argentino a nível mundial, na primeira ronda do Open da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada. Pedro Sousa, actual 103º do mundo, estreia-se frente ao australiano Alex de Minaur, actual número um da Austrália.

O sorteio, realizado em Melbourne, ditou que João Sousa, vimaranense 44.º colocado do ranking mundial, vai discutir a passagem à segunda ronda com aquele que é habitualmente o seu parceiro de pares (66.º do mundo). Juntos, atingiram os quartos de final do torneio de pares em Auckland, Austrália, na última madrugada. Esta é a sétima presença consecutiva de João Sousa neste Grand Slam.

Este será o segundo confronto directo entre ambos, sendo que no primeiro, o canhoto sul-americano levou a melhor na primeira ronda do Open de França, em 2018. O vencedor irá medir forças contra o alemão Philipp Kohlschreiber ou o chinês Zhe Li.

João Sousa, de 29 anos, tem como melhor registo a terceira ronda, alcançada por duas vezes em 2015 e 2016, já Pedro Sousa irá fazer a sua estreia no quadro principal de um torneio do Grand Slam e logo frente ao número um australiano, Alex de Minaur, que joga em casa.

Com 30 anos, o lisboeta ocupa o 103.º lugar do ranking mundial e nunca defrontou o australiano de 19 anos, 29º do ranking mundial, que já atingiu a segunda ronda no Open da Austrália por uma vez, em 2017, na altura com apenas 17 anos.

Entre os principais favoritos à conquista do troféu, o sorteio ditou o número um mundial, Novak Djokovic, vai defrontar um qualifier (jogador proveniente da fase de qualificações), já o espanhol Rafael Nadal (2º classificado ATP), vai jogar contra o australiano James Duckworth (238º) e o suíço Roger Federer (3º do ranking) defrontará o uzbequistanês Denis Istomin (99º mundial e número um do seu país).

Na competição feminina, a romena Simone Halep, líder do ranking WTA, enfrentará a estónia Kaia Kanepi na ronda inaugural, enquanto Serena Williams, sete vezes campeã do torneio, vai enfrentar a alemã Tatjana Maria.

A fase principal do Open da Austrália inicia-se dia 14 de Janeiro e conta com a presença dos maiores atletas para abrir a temporada.

Comentários