João Sousa venceu no Domingo o Torneio de Pune, na Índia, após derrotar Emil Ruusuvuori na final. Foram três sets de grande equilíbrio, que resultaram naquele que é o quarto título ATP da carreira do tenista vimaranense.

O português, 137.º do Ranking Mundial à data de início do torneio, bateu o atleta finlandês, 87.º da hierarquia, com os parciais de 7-6 (11-9), 4-6 e 6-1, numa partida que durou duas horas e 45 minutos. Deste modo, João Sousa volta a entrar no Top 100 do Ranking ATP, ocupando agora 86.º lugar.

Após um período de tempo algo atribulado, o atleta português apresentou-se na Índia com elevado nível de jogo e uma força mental que superou todas as limitações físicas acumuladas nas longas partidas do português ao longo do torneio (no dia anterior foram mais de 3h em court, frente ao sueco Elias Ymer).

O primeiro set foi bastante equilibrado e João Sousa conseguiu superiorizar-se apenas no tie-break, depois de ambos os jogadores terem quebrado o serviço do adversário.

No segundo set, tudo parecia correr de feição ao português, que tinha já alcançado o 4-1. Contudo, algumas limitações físicas aparentes permitiram a recuperação do adversário, que efectuou uma reviravolta com cinco jogos seguidos ganhos, fechando portanto o set em 4-6.

No terceiro e decisivo set, João Sousa entrou no court com uma atitude implacável e surpreendeu o seu adversário com duas quebras de serviço ao mesmo. O set terminou em 6-1, pontuação que não refecte o equilibrio e constante necessidade de desempate ocorridos.

Depois das conquistas em Kuala Lumpur (2013), Valência (2015) e Estoril (2018), João Sousa soma assim o seu quarto troféu, que poderá dar-lhe um novo fôlego na corrida ao Top 50 do Ranking ATP.


Avatar

administrator

Deixa uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *