Cidades Pelo Clima

O encontro “Cidades pelo Clima”, promovido pela presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, contou com a presença de cerca de mil autarcas, incluindo vários representantes de autarquias portuguesas.

O encontro realizou-se nos Paços do Concelho da capital francesa, à margem da COP21 (evento à escala mundial a decorrer em Paris e que recebeu líderes e representantes de mais de uma centena de países), e onde o compromisso com metas de longo prazo contra as alterações climáticas, com foco para a adopção de 100% de energias renováveis num futuro próximo ou, em alternativa, uma redução de 80% das emissões de gases com efeito de estufa até 2050.

Este encontro teve como objectivo superar as metas do futuro Acordo do Clima de Paris, com as autarquias a dar o maior exemplo de sustentabilidade. Os compromissos em causa incluíram também a elaboração e implementação, até 2020, de estratégias locais para consciencialização e adaptação, quanto aos efeitos negativos das alterações climáticas, nas populações. Outro compromisso passa pela redução anual (conjunta) de 3,7 gigatoneladas de emissões de gases de efeito estufa, até 2030.

O encontro, patrocinado pela fundação Bloomberg Philanthropies, acolheu o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, bem como outras personalidades envolvidas no tema, como os actores Leonardo DiCaprio, Robert Redford e Sean Penn.

DiCaprio, actor, ambientalista e embaixador da ONU para as questões climáticas, apelou a que os autarcas sigam o exemplo de cidades como Vancouver, Sydney, Estocolmo ou Las Vegas, que estão a trabalhar na implementação de 100% de energias renováveis ao longo das próximas décadas.

Por outro lado, a ONU aproveitou a ocasião para divulgar mais uma vez o relatório “Estado das Finanças Climáticas das Cidades”, lançado na Cimeira do Clima da ONU, em Setembro, documento que integra um conjunto de recomendações às cidades, incluindo a adopção de políticas e incentivos ao investimento em infra-estruturas de baixo-carbono resistentes às alterações climáticas.

De Portugal, participaram no encontro autarcas de Lisboa, Almada, Águeda, Alfandega da Fé, Oeiras, Reguengos de Monsaraz e Vila Real.

Comentários