Teatro Rivoli celebra 87 anos com espectáculo que coloca 100 portuenses em palco

O 87.º aniversário do Teatro Rivoli, no Porto, vai ser celebrado ao longo de dois dias, com destaque para o espectáculo “100% Porto” que vai colocar no palco 100 portuenses no dia 19 de Janeiro, anunciou, esta quinta-feira, o director.

“O ‘100% Porto’ é o mote do nosso aniversário. O Rivoli faz 87 anos e nós convidámos o colectivo suíço Rimini Protokoll, que tem um protejo que dura há dez anos onde faz uma espécie de radiografia da cidade através dos seus habitantes”, disse o director artístico do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, em conferência de imprensa.

Tal como o “100% Londres” ou o “100% Bruxelas”, no próximo dia 19 de Janeiro, pelas 21:30, o Grande Auditório do Rivoli irá receber a estreia do projecto “100% Porto”, onde cem portuenses das várias freguesias da cidade, onde também foram seleccionadas figuras características da cidade, entre as quais o ‘Zé do Laço’ ou a ‘Ti Orlanda’, vão dar corpo a um espectáculo construído sobre a opinião e visão das pessoas, bem como sobre os dados estatísticos da cidade, tal como esclareceu a organização.

“É uma grande ode aos habitantes da cidade”, diz Tiago Guedes, acrescentando que o “100% Porto” também é motivo para fazer uma “programação única” ao longo do fim-de-semana e que vai oferecer ao público “13 projectos, 30 récitas”, num total de 250 participantes, artistas e equipas, onde se vão aliar a dança, música, teatro, cinema, literatura e instalação.

A programação do 87.º aniversário é gratuita e dedicada ao público entre os 3 e os 100 anos. Arranca pelas 10:30 do dia 19 de Janeiro, Sábado, com o espectáculo “Eles andam aí”, da Academia Contemporânea do Espectáculo, em vários espaços da cidade, e com “Entrelaços”, de Válter Fernandes, pelas 11:30 e 14:30, no Rivoli.

Haverá ainda uma instalação de esculturas cénicas designada por “Magma”, de Flávio Rodrigues, que vai estar patente em contínuo no Rivoli, cuja programação termina pelas 17:00 do dia 20 de Janeiro, após a repetição do espectáculo “100% Porto”.

Na mesma conferência de imprensa, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, que acumula o pelouro da Cultura, destacou o colectivo “100% Porto” pela participação “de 100 portugueses naquele que é uma representação da cidade do Porto em palco”.

Comentários