Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Aeroporto do Porto eleito melhor da Europa

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi novamente distinguido como o melhor da Europa em 2018 na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros, anunciou a ANA – Aeroportos de Portugal em comunicado.

“O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi uma vez mais distinguido pelo Airports Council International (…) conquistando um prémio de grande relevância, o de melhor aeroporto da Europa em 2018, na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros”, lê-se no comunicado revelado pela empresa.

O galardão é atribuido através de um estudo levado a cabo pela  Airport Service Quality Survey (ASQ) anualmente, e que foi este ano realizado aos passageiros com base em 34 pontos de avaliação, nomeadamente relativos aos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, conforto e limpeza das instalações.

O estudo é parte de um programa líder mundial em ‘benchmarking’ (processo que avalia as melhores práticas e procedimentos num determinado panorama), que avaliou aqui o nível de satisfação dos passageiros e atribuiu os prémios “2018 Airport Service Quality (ASQ) Awards”, por parte da ACI (Airport Council International).

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é uma infraestrutura gerida pela ANA/VINCI Airports e conta com “excelentes acessibilidades, ligações directas a 79 cidades e um serviço exemplar”, afirma a ANA, referindo ainda que a infraestrutura do Porto já tinha sido eleita em 2017 como o segundo melhor aeroporto da Europa na categoria de mais de dois milhões de passageiros por ano, aos quais se juntam muitos outros títulos anteriores, destacando-se o de melhor aeroporto da Europa absoluto, bem como vários outros pódios.

“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 12º prémio nos últimos 13 anos, consolidando o Aeroporto do Porto nos mais elevados níveis de excelência internacionais”, lê-se no mesmo comunicado da ANA, que citou ainda Thierry Ligonnière, director executivo da ANA Aeroportos de Portugal.

Em 2018, o aeroporto do Porto atingiu 11.9 milhões passageiros, o que representou um incrível crescimento de 10.7% face ao período homólogo anterior.

O director do Aeroporto do Porto, Fernando Vieira, acrescentou ainda que as distinções como a que foi hoje conhecida são o “reconhecimento do trabalho que a equipa do Aeroporto Francisco Sá Carneiro realiza diariamente, junto dos passageiros e de todos os seus parceiros”. “É o resultado do empenho permanente das nossas equipas, e como tal, é um orgulho enorme perceber que conseguimos continuar a crescer mantendo a qualidade que procuramos alcançar.”

O Airports Council International (ACI) é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos, representando quase 650 membros que operam aproximadamente dois mil aeroportos em 176 países, dos quais fazem parte todos os mais relevantes, movimentados e modernos da Europa.

Comentários